30 de jul. de 2010

Retomada do blog! \o/

Salve, salve internautas busólogos desse Brasil!

É com grande alegria que eu, Gustavo Bayde, e meu parceiro Yuri retomamos esse blog! Gostaríamos de nos desculpar pelo tempo de ausência. Vários problemas nos ocorreram durante esse tempo, de ordem pessoal, e até mesmo de ordem prática, no entanto, nunca pensamos em desistir do blog. De certo modo, essa parada foi estratégica, para que eu me aperfeiçoasse na arte dos desenhos. Agora que conseguimos sanar alguns desses problemas, estamos em plenas condições para retomar as atividades por aqui, com algumas mudanças. A primeira é comigo mesmo. Depois de diversos problemas com reprodução e edição indevida dos desenhos e pinturas expostos aqui, passo a publicá-los em escala reduzida, e emoldurados. Aos que só utilizam os desenhos para fins de coleção e visualização, não se preocupem. A redução mantém todas as características e detalhes oficiais dos desenhos, além de deixá-los mais bonitos! Bom para os dois lados!

A outra surpresa fica por conta do Yuri, e ele mesmo vem divulgar pra vocês! Enfim, deixemos o papo de lado, e vamos aos desenhos, que é o que interessa! :D

Começo com dois ícones do transporte de passageiros no Brasil, Gontijo e Itapemirim! E a mineira surpreendeu na sua renovação, ao trazer 10 Paradisos G7 1200, com nova identidade visual, elaborada por Armando Villela. Já tava mais do que na hora, e a nova pintura já começa a atingir carros mais antigos da frota. Enfim, vamos ao desenhos



Dados técnicos:

Carroceria: Marcopolo Paradiso G7 1200
Chassi: Scania K420
Empresa: Empresa Gontijo de Transportes (Rua Prof. José Vieira de Mendonça 475, Bairro Engenho Nogueira, Belo Horizonte/MG)

 E seguindo com a atualização, vamos ao vizinho Espírito Santo, na emblemática Cachoeiro do Itapemirim atrás da maior concorrente da Gontijo, e uma de suas bizarrices. Sim, estamos falando da Mirim, e seus Paradisos 1200 O-370RSD, reencarroçados dos valentes Tribus da empresa. Como opinião pessoal, acho um pouco apelativo reencarroçar um chassi tão antigo e rodado, apenas por economia, mas agora que tá feito, não dá pra voltar atrás. Vamos ao desenho!



Dados técnicos:


Carroceria: Marcopolo Paradiso G6 1200
Chassi: Mercedes Benz O-370RSD
Empresa: Viação Itapemirim (Rodovia Presidente Dutra S/N, Km 217,9, Cumbica, Guarulhos/SP)


Bom, agora voltando ao nosso belo Rio de Janeiro, vamos a algumas novidades que chegaram na nossa cidade nesse tempo de pit-stop do blog. Começando com a Vera Cruz, que aderiu a Neobus e ao Spectrum City em massa em suas últimas renovações, e em 3 configurações diferentes (micrão, convencional 1418 e 1722). Vamos ao mais curioso, o 1722. Em breve os outros 2!



Dados técnicos:


Carroceria: Neobus Spectrum City
Chassi: Mercedes Benz OF-1722M/59
Empresa: Viação Vera Cruz S.A. (Rua Juparana 50, Centro, Duque de Caxias)

 E vamos á sempre tão comentada Amigos Unidos. Depois de muita especulação, sondagem e negócios quase concretizados, ela e a Ocidental conseguiram um rumo na vida, passando a fazer parte do Grupo Breda. O fato é que, desde então, ambas tiveram sensível melhora, com a reforma de alguns carros, organização das operações, e a compra de carros usados. E é justamente uma dessas compras que eu quero ilustrar aqui. Pra TAU ficou reservado 30 Torinos GV2, OF-1418, ex-Pavunense. Pra situação em que a empresa se encontrava, caíram como uma luva!



Dados técnicos: 

Carroceria: Marcopolo Torino GV2
Chassi: Mercedes-Benz OF-1418/52
Empresa: Transportes Amigos Unidos (Rua João Romaris 122, Ramos, Rio de Janeiro)

E seguindo a atualização, vamos com a "irmã" da minha querida Jabour, a N. Sra. Penha. Esses carros que vou ilustrar aqui não são exatamente novidades, uma vez que são do ano passado, mas como ainda não há desenhos deles na net... :P



Dados técnicos: 

Carroceria: Neobus Mega IV
Chassi: Mercedes-Benz OF-1418/52
Empresa: Viação Nossa Senhora da Penha (Av. Getúlio de Moura 668, Centro, Mesquita)

E agora vamos pular a poça d'água, pra chegar a terras gonçalenses e mostrar uma das novidades mais inesperadas que apareceram, os Senior Midi da Tanguá. A empresa, que sempre foi lixeira da mãe Rio Ita, de uma hora pra outra ganhou 21 Midi novinhos. Uma baita surpresa pra busólogos e população!



Dados técnicos: 

Carroceria: Marcopolo Senior Midi
Chassi: Mercedes-Benz OF-1418/52
Empresa: Expresso Tanguá LTDA. (Rua Joaquim Campos 226, Itaúna, São Gonçalo)


E vamos agora com uma pitada de tradição, com a laranja mecânica, a Vila Isabel. De 2009 pra cá ela tomou gosto pelas renovações, e não parou mais. Só que, de lá pra cá, ela fez mudanças curiosas. Começou com carros de 3 portas, e, inexplicávelmente, passou a optar por 2 agora, configuração que vai se firmando na empresa.



Dados técnicos:

Carroceria: CAIO Apache Vip II
Chassi: Mercedes Benz OF-1722M/59
Empresa: Transportes Vila Isabel S.A. (Rua Vianna Drumond 45, Vila Isabel, Rio de Janeiro)

E pra fechar, um desenho que fiz especialmente para um amigo, o grande Rodrigo Reis. Rumores dão conta de que carros refrigerados estão a caminho pra Vila Real, e eu fiz uma representação de como eles podem ficar.



Dados técnicos:

Carroceria: CAIO Apache Vip II
Chassi: Mercedes Benz OF-1722M/59
Empresa: Viação Vila Real S.A. (Rua João Vicente 933, Bento Ribeiro, Rio de Janeiro)

E com esse desenho, eu encerro esse post de reinauguração. Meus sinceros agradecimentos á todos que acompanham o blog, sem vocês, ele não é nada! 

Até a próxima!

Um comentário: